terça-feira, 7 de junho de 2011

Solidão infantil

Meu filho de 8 anos tranca-se no quarto com frequência e por vezes prefere dormir a ter que ir à escola. Pode ser um indício de depressão?

Normalmente as crianças possuem muita energia e por isso mesmo gostam muito de sair, encontrar os colegas, brincar, entre outras coisas.

É muito difícil ver uma criança que prefere ficar sozinha no seu quarto. Claro que isso pode acontecer, há momentos que até as crianças precisam ficar sozinhas, refletir um pouco sobre a sua vida, mas é preciso ficar atento para que isso seja esporádico e não algo frequente.

A depressão infantil existe e deve ser levada em consideração, porém muitas coisas momentâneas podem estar acontecendo para levar a acriança a querer ficar sozinha que não sejam depressão.

A criança de 8 anos está passando por uma fase bastante complicada, está deixando de se sentir tão criança, mas ainda não é adolescente, ainda falta um tempo para chegar nesta fase, entretanto, ela sente as modificações ocorrendo em seu corpo e em sua forma de pensar o mundo.

Assim, pode ter acontecido uma briga com um amigo muito próximo, ou um desentendimento com os colegas da sala e por isso o sono é uma forma de fuga, de desligamento do que realmente está acontecendo.

Os pais devem ficar atentos e se os sintomas de tristeza e a vontade de querer ficar sozinho continuarem, é interessante procurar um profissional para entender o que está acontecendo e saber como agir para ajudar a criança a superar o problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário