quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como estimular a imaginação da criança

Escrito para o BabyCenter Brasil
O desenvolvimento do cérebro do seu filho
Uma criança nasce com cerca de 100 bilhões de células no cérebro. Isso já é incrível, mas o que acontece depois, quando ela fica maiorzinha, é mais fantástico ainda. Cada uma dessas células envia e recebe sinais elétricos, criando conexões que se transformam em redes. Essas redes permitem que seu filho pense e aprenda. Lá pelo terceiro aniversário, o cérebro de seu filho já terá formado cerca de 1 quatrilhão de conexões.

Neste momento, o cérebro dele está criando os caminhos que serão usados pelo resto da vida. Uma conexão que é usada sempre se torna permanente, enquanto uma que não é mais usada pode desaparecer. É por isso que especialistas colocam tanta ênfase nos três primeiros anos: tudo que você faz com seu filho, de brincar a comer, de andar a ler e a cantar, estimula o cérebro.

Como a imaginação ajuda o seu filho
É difícil saber o que seu bebê pensa até que ele comece a se comunicar melhor. Mas você pode ter uma idéia observando como ele imita as coisas em volta: o cachorro, o que você está fazendo, ou mesmo o cotidiano dele -- por exemplo, tentando dar comida ao bichinho de pelúcia ou colocando a boneca para dormir. Isso começa a acontecer por volta de 1 ano e meio.

Uma mente imaginativa e ativa ajuda a criança de muitas maneiras:

Melhora do vocabulário. Crianças que brincam de jogos imaginários ou escutam muitos contos de fadas e histórias tendem a ter mais vocabulário. Mesmo que você não veja o resultado concreto disso imediatamente, estará criando as bases para o futuro.

Controle da situação. Fingir e fazer de conta permite ao seu filho ser quem ele quiser, explorar emoções negativas, praticar coisas que aprendeu e fazer a situação mudar para o que ele quiser. Histórias onde os três porquinhos enfrentam o lobo mau ou brincadeiras em que o ursinho de pelúcia tem que tomar um banho dão à criança a sensação de que ela é poderosa e tem tudo sob controle, mesmo em situações pouco familiares ou assustadoras.

Solução de problemas. Situações imaginárias ensinam a criança a pensar de maneira criativa, o que pode ajudar na hora de resolver problemas. Um estudo conduzido pela Universidade Case Western Reserve, nos EUA, constatou que crianças que eram imaginativas quando pequenas tendem a manter essa qualidade e têm mais capacidade de solucionar problemas. Testadas quando mais velhas, essas crianças tinham mais referências e fontes de onde tirar soluções na hora de enfrentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário