domingo, 19 de junho de 2011

O Universo das Relações Humanas



Professor Luiz Evangelista Peixoto

01. FALE COM AS PESSOAS
INTRODUÇÃO
É muito bom voltar a falar com vocês através da palavra escrita meus queridos irmãos. Gostaria muito de poder está face-a-face com cada um de vocês para estabelecermos um relacionamento pessoal e assim nos conhecermos melhor. Mas de qualquer forma, estamos estabelecendo uma comunicação à distância. Não sei de onde você esta acessando este poderoso instrumento de comunicação que é o site da RENASCER FLORIPA, o qual é gerado pelos nossos queridos bispos Bita e Cláudia e sua competente equipe.
Contudo, creio piamente que este site tem levado não só a boa informação, mas também muitas bênçãos para todos os navegadores que estão sempre ligados na Net. Agora que temos a oportunidade de interagir virtualmente vamos juntos pensar na importância das Relações Humanas.
Antes de mais nada é sempre bom lembrarmos, que a base concreta para um bom relacionamento em qualquer área da nossa atuação, é termos a percepção dos nossos deveres e obrigações, e dos limites e regras que fazem a relação social ser harmônica e eficiente.
PARA REFLETIR
“O homem que caminha para o futuro não pode se deixar influenciar por limites de conhecimentos. Todos os dias estamos sentados em uma sala de aula, a sala que ministra a aula da vida”.
“Toda pessoa que queira se sobressair, social ou profissionalmente, precisa ter consciência que o homem é evolução contínua, intelectual e espiritual”. (Olinda Silva)
Leia com muita atenção o conteúdo do primeiro passo das relações humanas e depois teste as sugestões apresentadas no seu relacionamento social diário.
1º PASSO - FALAR É IMPORTANTE
"Onde houver duas pessoas, com certeza teremos um relacionamento".
O relacionamento entre duas ou mais pessoas é um dos maiores fenômenos que existe neste mundo. Desde os tempos mais remotos, o convívio entre os seres humanos tem sido um dos assuntos mais estudados pelos especialista de todas as partes do mundo. Embora vivamos em pleno século 21, com toda sorte recursos humanos e com toda tecnologia, o homem ainda está tropeçando no seu relacionamento interpessoal.
Regras e técnicas têm sido escritas numa escala condizente com as necessidades para ajudar as pessoas a viverem melhor uma com as outras no seu hábitat social. Uma das regras mais eficaz que se tem chegado através dos estudos científicos e da observação acurada dos psicólogos é: “FALE COM AS PESSOAS”.
Não existe nada mais agradável neste mundo que nos causa prazer e alegria do que uma palavra de boas vindas. Esse tipo de atitude deixa uma marca no mais profundo do nosso ser e nos prova que somos aceitos naquele recinto com reconhecimento público. O efeito contrário também é verdadeiro, isto é, quando não somos bem recebidos.
Nos tempos antigos, o maior sábio daquela época, já dizia com certa precisão: “O homem se alegra em dar resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!” (Pv 15:23).
Quando alguém fala conosco em qualquer lugar, podemos distinguir com certa facilidade se a sua fala contém uma palavra é boa, ou se ela está carregada de veneno que mata qualquer tipo de relacionamento. Lembre-se! A primeira impressão é a última que sai!
Segundo alguns especialistas na área das relações humanas, as seis frases mais importantes que as pessoas deveriam usar nos seus relacionamentos interpessoais são:
“As seis palavras mais importantes: ADMITO QUE O ERRO É MEU
As cinco palavras mais importantes: VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO
As quatro palavras mais importantes: QUAL A SUA OPINIÃO?
As três palavras mais importantes: FAÇA O FAVOR.
As duas palavras mais importantes: MUITO OBRIGADO.
A palavra mais importante: NÓS”.

Portanto, use com mais freqüência essas frases na sua fala, com toda amabilidade possível para comunicar-se com as pessoas ao seu derredor, e você verá como elas abrem as portas de um excelente relacionamento, profissional, sentimental, familiar e fraternal.
EXPECTATIVA
Dentro de cada ser humano existe uma expectativa enorme de ser entendido e entender aos demais que vivem ao seu redor. E a fala é o principal meio através do qual se atinge o máximo dessa expectativa. Pense como seria difícil a existência humana na face da terra sem este instrumento tão importante que é a fala. Por isso, falar com as pessoas tem se tornado um mandamento para quem quer se relacionar melhor em todos os sentidos
Há uma alegria muito grande no coração de quem recebe considerações especiais por parte de alguém, especialmente quando essa pessoa é alguém com quem gostaríamos de manter um relacionamento duradouro. E como é bom saber que a pessoa a quem estamos honrando com sinceridade nos corresponde com reciprocidade.
ANSIEDADE
Quando falamos com alguém dando-lhe atenção especial, estamos demonstrando o nosso amor e apreço por ele. Quando procedemos assim, vivemos de conformidade com o que a Bíblia diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:39b), e provamos na íntegra que o amor de Deus inunda os nossos corações.
É somente desta maneira, que a palavra certa dita no momento certo, é como medicina para que ouve. Pois, “A ansiedade no coração do homem o abate; mas a boa palavra o alegra” (Pv 12:25). Que grande verdade temos neste extraordinário provérbio milenar. Creio que cada um de nós temos tido experiências próprias combatendo a ansiedade em nossos relacionamentos mais estreitos.
Não há ansiedade que resista a um bom dialogo, num ambiente onde as pessoas se valorizam e se entendem. A palavra falada tem o poder de libertar as pessoas que vivem trancadas dentro de si mesmas com medo da rejeição, da discriminação e do julgamento. Quando falamos coisas boas com sinceridade para pessoas estamos profetizando cura para muitas das suas enfermidades emocionais e transmitindo alegria e esperança para os seus corações partidos pelas frustrações.
Falar com as pessoas é mais importante do que muitas vezes imaginamos, pois através de uma boa conversa podemos mudar a nossa vida e a vida da pessoa com quem falamos, principalmente quando falamos com gentileza, usando frases que não são mágicas, mas que possuem um poder imenso na comunicação entre os seres humanos.
A Escritura sagrada revela-nos que, “Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem ser-lhe-á retribuído” (Pv 12:14). Estas palavras demonstram claramente que a lei da semeadura funciona também nas relações humanas. Independente da nossa vontade, colheremos o fruto da nossa fala, pois se comunicarmos bem, ela nos beneficia, caso contrário, se tivermos uma péssima comunicação, sofreremos os seus reveses. Por isso, fale com as pessoas sempre que tiver oportunidade, mas fale com sabedoria, como alguém que sabe das coisas, e que quer o bem daqueles com quem fala. Isto é tremendo! Isto é relações humanas de primeira categoria.
Temos a seguir uma definição ampla do verbo falar:
Falar vem do latim “fabulare” e significa:
1. Dizer palavras; expressar-se ou exprimir-se por meio de palavras;
2. Orar, discursar;
3. Exercer influência;
4. Ser muito expressivo;
5. Revelar ou descobrir o que não era permitido;
6. Exprimir por meio de palavras; proferir;
7. Dizer, contar, referir;
8. Conversar acerca de; discorrer sobre;
9. Combinar, ajustar;
10. Fazer compreender; explicar, demonstrar;
11. Pregar, anunciar, ensinar;
12. Saber exprimir-se em algum idioma, especialmente estrangeiro;
13. Expor ou exprimir por palavras; dizer;
14. Dirigir a palavra;
15. Falar ou dizer mal; maldizer;
16. Falar mutuamente; dialogar;
17. Estar em boas ou sofríveis relações de amizade.
Pelo que vimos na definição acima, concluímos que podemos falar de diversas maneiras, sabendo que, através do nível da nossa conversa, das palavras que usamos, e do tom da nossa fala edificamos ou destruímos, amamos ou odiamos, abençoamos ou amaldiçoamos aqueles que nos rodeiam. E dependendo o que falamos, podemos nos aproximar ou nos distanciar das pessoas. De qualquer modo comunicamos com os nossos semelhantes, mas, pelo modo de conduzirmos a nossa comunicação, poderemos ter um resultado positivo ou negativo.
A sabedoria dos nossos antepassados nos revelam que: “No muito falar não falta transgressão; mas o que modera os seus lábios é prudente” (Pv 10:19).
O que falamos certamente é importante, porém, a maneira como expressamos o que queremos dizer aos outros, é muito mais importante do que o conteúdo da nossa fala. Agindo assim, podemos dar um belo exemplo da nossa fé, mostrando para as pessoas com quem convivemos em nosso íntimo, e que, os filhos de Deus são sábios, amorosos e respeitadores.
COMUNICAÇÃO
É muito confortante quando recebermos uma palavra animada, cheia de calor humano acompanhada de um sorriso amável e sincero. A comunicação acompanhada de amor fraternal torna-se o melhor tipo de relacionamento. A boa comunicação é reciproca e reveladora.
Na comunicação com outra pessoas fazemos ela saber quem somos e ficamos sabendo que ela é. Desse modo, tornamos comum algumas particularidades da nossa vida, compartilhando com alguém as nossas alegrias e tristezas, bem como iniciamos um processo de ajuda mutua com quem nos relacionamos, pois lá no fundo, no profundo, precisamos uns dos outros nas mais diversas situações da vida.
Portanto, comunicar com alguém é: entrar em contato com esse alguém através da fala; é ter uma relação através de algum meio de comunicação; é estabelecer uma rede de comunicação que a princípio, começa com uma pessoa e se estende de forma amistosa à outras pessoas que fazem parte do circulo de amizade desse alguém; é ligar alguma coisa para um fim comum; é unir ideais num clima de cooperação.
Um lindo provérbio que ilustra esse tipo de procedimento é este, que ao longo do tempo tem se transformado num maravilhoso instrumento nas relações humanas: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Pv 25:11). Podemos dizer sem medo de errar que, a palavra dita no tempo certo é a essência de um relacionamento forte e duradouro entre duas ou mais pessoas.
Como homens cristãos necessitamos aprender a conhecer a nós mesmo, para termos domínio próprio e uma nítida percepção nas nossas atitudes, especialmente no nosso modo de falarmos. Para que isso aconteça façamos o que diz a Palavra de Deus. “Aplica o teu coração ao ensino, e os teus ouvidos às palavras do conhecimento” (Pv 23:12). Conhecer as nossas limitações e as nossas possibilidades é o modo mais curto para estabelecermos bons relacionamentos com as pessoas.
“ A COMUNICAÇÃO é em outras palavras, a utilização de qualquer meio pelo qual um pensamento é ‘transmitido de pessoa a pessoa sem perder, tanto quanto possível a sua intenção original.
O objetivo da comunicação é de influenciar para afetar com intenção, visando uma reação especifica de uma pessoa ou grupo (mudança no comportamento).
Num passado não muito distante, acreditavam que para manter uma comunicação era necessário apenas um diálogo, ou uma escrita, mas estudos recentes da psicologia moderna constataram que alguns itens a mais constituem uma comunicação real. Nesta constatação de processo, deve-se observar que a fonte e o receptor são sistemas similares. Se assim não fosse, não haveria comunicação”.

ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO:
“Vejamos como isso funciona na prática: Sabemos agora que existem vários tipos de comunicação, e que é preciso conhecê-los para termos êxito ao estabelecermos um novo relacionamento”.
- a fonte da comunicação;
- o codificador;
- a mensagem;
- o canal
- o decodificador;
- o receptor da comunicação.
Ao tratarmos especificamente de comunicação pessoa a pessoa, que é o modelo mais simples e o que mais nos interessa, podemos agrupar a fonte e codificador num único elemento, fazendo–se o mesmo com o decodificador e o receptor, resultando em quatro elementos apenas:
- emissor;
- receptor;
- canal;
mensagem.
Observação importante: devemos ficar atentos, para as falhas, às distorções, as deformações nas mensagens, os devaneios e as falsas verdades, as quais fazem com que raramente um fato seja relatado da maneira como realmente ele ocorreu.
Embora cada situação comunicativa seja única, ainda assim é possível isolar certos elementos do processo que são comuns a toda e qualquer comunicação.
TIPOS ESPECIAIS DE COMUNICAÇÃO:
- Comunicação oral: são as ordens, pedidos, colóquios, “bate-papos”, comunicações telefônicas, pelo rádio, debates, discussões, etc.;
- Comunicação escrita: são as cartas, jornais impressos, revistas, cartazes, etc.;
- Comunicações não verbais - são as comunicações estabelecidas:
- Por Mímicas: gestos das mãos, do corpo, da face (caretas);
- Pelo olhar: podemos saber o que uma pessoa quer de nós muitas vezes pelo olhar;
- Pela postura do corpo: o nosso corpo fala muitas vezes o que realmente gostaríamos de dizer verbalmente.
Consciente ou inconscientemente: falar é uma atitude consciente enquanto a postura é inconsciente”.
AS REGRAS ESSENCIAIS
Respeito, espaço, direitos, deveres, obrigações, valores, são regras que todos nós precisamos conhecer a fundo e colocá-los em prática no nosso dia-a-dia.
Assim estaremos entrando na linha do contínuo crescimento, e então entenderemos que somos os únicos responsáveis pelo que falamos e por tudo o que nos acontecer na vida como conseqüência da nossa fala.
Por outro lado, sabemos por experiência própria que não basta apenas conhecermos as regras, os valores e as dificuldades de um relacionamento, se não tivermos a determinação de mudarmos o que precisa ser mudado no nosso comportamento e praticarmos o que for necessário para o bem comum de todos os componentes do nosso grupo – pois “Águas profundas são as palavras da boca do homem; e a fonte da sabedoria ribeiros transbordantes” (Pv 18:4). Se obedecermos o que Deus nos diz através da sua palavra, teremos não somente o sucesso nos nossos relacionamentos, como também inspiraremos outras pessoas a fazer o mesmo.
O TEXTO ÁUREO DAS RELAÇÕES HUMANAS NAS ESCRITURAS
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7:12).
Memorize e pratique essa verdade fundamental. O valor desse princípio é inestimável.
Sua prática nos levará a pensarmos melhor no que vamos falar com os irmãos de fé, com os nossos amigos e colegas de trabalho, e com os nossos familiares.
Jesus resumiu numa só frase aquilo que Deus espera que cada ser humano faça em relação ao demais.
A sabedoria e o poder desse verso pode mudar o rumo de qualquer pessoa que queira se relacionar bem com todos.
A vida de qualquer pessoa será influenciada de maneira direta, quando ela aprender que o próprio Deus está interessado na maneira como ela se relaciona com o seu próximo.
Querido (a) leitor (a) seja sábio (a) na sua maneira de se expressar, busque com todas as suas forças a direção de Deus para estabelecer os seus melhores relacionamentos. Não se apresse, pois tudo feito com calma tem mais probabilidade de se concretizar ao longo do tempo. Ore mais, jejue mais, e em alguns casos, busque os conselhos de pessoas mais experientes para você estabelecer novos relacionamentos. Reflita nessas palavras eternas: “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” (Pv 29:20). Não existe nada mais incômodo do que sermos mal interpretados nas nossas palavras, e como conseqüências da nossa insensatez, sermos também rejeitados no meio em que vivemos.
Lembre-se que, “As palavras dos sábios são como aguilhões; e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único pastor” (Ec 12: 11). Palavras são apenas palavras, mas, elas podem transformar a nossa vida num pedacinho do céu ou no começo do inferno aqui na terra. Tudo depende de como queremos levar a vida.
Aprecie esta interessante história que aconteceu com essas pessoas, mas que pode acontecer com qualquer um de nós em qualquer tempo e em qualquer lugar.
UMA BOA SENTENÇA
Um senhor, ha muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladrão, que finalmente o rapaz acabou sendo preso!
Dias depois, descobriram que era inocente.
O rapaz foi solto, e processou o homem que falava pelos cotovelos.
No tribunal, diante de todos, o velho diz ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal assim.
E o juiz responde:
- Escreva os comentários num papel, depois pique e jogue os pedaços no caminho de sua casa. Amanhã volte aqui, para ouvir a sua sentença.
O senhor obedeceu na íntegra e voltou no dia seguinte.
Antes da sentença, o juiz diz:
Terá de voltar no caminho de sua casa e catar os pedaços de papel que espalhou ontem.
Respondeu o velho:
- Não posso fazer isso. O vento deve tê-los espalhado, já não sei onde estão.
O juiz diz:
- Assim, desta maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos mais consertar o mal.
Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada.
Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavra.
(Autor desconhecido)
Que Deus lhe abençoe ricamente e até o próximo passo.

Professor Luiz E. Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário