terça-feira, 15 de março de 2011

Brinquedo diverte e faz....


Brinquedo e brincadeiras que envolvem criatividade, coordenação, concentração e movimentos são essenciais no desenvolvimento físico e mental das crianças.

Desde os primeiros momentos de vida, a criança deve ter contato com os brinquedos, pois eles exercitam a linguagem, o pensamento, a imaginação e a percepção das coisas. Os brinquedos também ajudam na recuperação de crianças com problemas motores, patológicos, mentais ou, até mesmo, com sequelas resultantes de algum trauma.

Brincar deve ser um ato presente em todas as fases do desenvolvimento infantil. A criança que não brinca não se desenvolve satisfatoriamente. O bebê só pode recriar algo que já foi vivido por ele, e, a princípio, é a mãe que lhe fornece as experiências que ele deseja recriar.

As crianças mais novas, dos dois aos quatro anos, devem brincar com jogos de montar e desmontar, de encaixe, de faz de conta e de formas, que ajudam a estimular nelas a coordenação motora e o desenvolvimento físico e intelectual.

Com objetos e o uso que criança fará deles, surgirá espaço para que a fantasia e a realidade, a subjetividade e a objetividade se misturem, desenvolvendo, assim, o dom da imaginação.

Dos quatros aos seis anos, os jogos com massinha, bola, fantoches, argila, entre outros contribuem para a alfabetização e o crescimento muscular da criança. Já a partir dos sete anos, começa o interesse por esportes, dança, música e jogos mais elaborados, que contribuem para uma melhor percepção e definição de detalhes visuais e auditivos.

É preciso que a criança tenha espaço para criar, momento em que ela aprende brincando. Infelizmente os brinquedos de alta tecnologia têm "roubado" o espaço dos que são verdadeiramente importantes ao desenvolvimento infantil, pois estes proporcionam à criança uma maior chance de desenvolver sua criatividade e criticidade. Com a brincadeira, a criança ainda aprende a resolver seus pequenos problemas, o que a torna mais segura e com mais autonomia.

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