quarta-feira, 4 de maio de 2011

Perguntas de crianças


Quantas vezes você se surpreendeu com as perguntas de seu filho e ficou quase gaguejando, sem saber o que dizer? Realmente, há momentos em que fica difícil explicar a uma criança as complexidades da vida e do comportamento humano, mas sempre dá para encontrar uma resposta que satisfaça a curiosidade infantil sem causar traumas ao pequeno ou deixar o adulto incomodado. A primeira regra é sempre falar a verdade. Pode parecer complicado num primeiro momento. Afinal, como explicar ao filho de 5 anos, sem mentir, como ele entrou e saiu da sua barriga?
Para a psicóloga Anette Lewin, é fundamental, antes de desatar a falar, procurar saber o que a criança sabe sobre o tema. “Muitas vezes, basta uma resposta curta, sem detalhes, e ela se satisfaz. Se isso não acontecer, deve haver espaço para questionar mais”, diz. Também é importante usar uma linguagem acessível e responder a tudo. “A pergunta denuncia uma inquietação da criança e precisa ser esclarecida. Mesmo que seja um assunto difícil, como a morte, os pais têm de encontrar uma maneira de responder sem enganá-la, contornando o que acreditam que não pode ser dito. A verdade apazigua o espírito do pequeno”, explica a psicanalista infantil Anne Lise Scappaticci.

Para a psicóloga infantil Suzy Camacho, autora do livro Guia Prático dos Pais (ed. Paulinas), a naturalidade dos adultos no momento da conversa deixa a criança à vontade para fazer outras perguntas e matar a curiosidade. “Se os pais perceberem que não vão conseguir dar uma resposta na hora, recomendo que diga ao filho que precisam pensar e que voltarão a falar com ele mais tarde.”

A seguir reunimos as perguntas mais comuns – e também as mais inquietantes – feitas pelos pequenos e as repostas sugeridas pelos especialistas


1. Como eu nasci?
Toda criança pergunta isso e a melhor resposta continua sendo a clássica: o papai colocou uma sementinha na mamãe, que se encontrou com outra sementinha, e daí você cresceu dentro da minha barriga. Se ela quiser saber mais detalhes, você pode dizer que a semente do papai se chama espermatozoide e a da mamãe óvulo. “Se a curiosidade se estender, pode-se dizer que o pênis do papai entra na vagina da mamãe para depositar a sementinha. Mas sem fazer caras e bocas. Fale naturalmente”, diz Suzy.

próxima pergunta »

1. Como eu nasci?

2. Como eu saí da sua barriga?

3. O que é camisinha?

4. O que é transar?

5. O que é bicha, veado, sapatão?

6. O que é pedófilo?

7. Por que sou branca e meu irmão é moreno/negro, ou vice-versa?

8. Por que meu amigo é negro?

9. Por que aquela pessoa é gorda?

10. Por que estas crianças estão na rua?

11. Por que meu amigo tem motorista e eu não?

12. Por que tenho que colocar essa roupa para ir ao casamento se eu não gosto dela?

13. Quando a gente vai morrer?

14. A vovó está velhinha. Ela vai morrer logo?

15. Onde está o papai, agora que morreu? Ou o avô, o tio, a mãe…

16. O que é Deus?

17. O que fizeram com Jesus?

18. Por que quando seu(sua) namorado(a) está aqui eu não posso dormir com você?

19. Cadê seu (sua) namorado(a), vocês brigaram?

20. Por que você está triste/chorando?

21. Por que você passou no farol vermelho se é proibido? (Altas horas da noite, você, com medo, fura o sinal.)

22. Por que você mandou dizer que não está, se está?

23. Por que você não gosta de tal pessoa? (Você, sem querer, critica uma pessoa que a criança também conhece.)

24. Por que aquela menina foi jogada pela janela?

25. Como explicar um palavrão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário