sábado, 16 de abril de 2011

“Superação do racismo na educação infantil "




Promover a conscientização de lideranças, membros, professoras e professores das escolas dominicais e bíblicas, com informações e conhecimentos estratégicos para a compreensão e a superação do preconceito e da discriminação raciais nas relações pedagógicas e educacionais das escolas dominicais e bíblicas das igrejas brasileiras

Uma das estratégias utilizadas para “branquear” superação do racismo foi à educação. A educação nessas inicia-se desde a idade de aproximadamente três anos e segue por toda vida. As classes de escolas, assim denominados esses momentos de estudo, estão geralmente divididas da seguinte maneira: sala das crianças, sala dos adolescentes, sala dos jovens, e sala dos adultos.

De modo geral nestas estratégias usamos às histórias que são contadas às crianças com o auxílio de recursos visuais, cartazes, observamos a escassez de referenciais negros. Os grandes heróis são os missionários ibero-americanos; os personagens variados que são representados por figuras de homens e mulheres magros, de pele branca e cabelos castanhos e dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário