sábado, 20 de agosto de 2011

COMO SER INDISPENSÁVEL TENHA CORAGEM PARA SE REINVENTAR

________________________________________

Ricardo Jordão Magalhães*
O negócio não é estudar, o negócio é fazer a lição de casa! Os ignorantes do Século 21 não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que não conseguem DESAPRENDER o que sabem e APRENDER coisas novas, DESAPRENDER o que aprenderam e APRENDER de novo. O passado MORREU. É tempo de se perguntar o que você vai fazer de DRAMATICAMENTE DIFERENTE em 2006. Tenha CORAGEM para se REINVENTAR e começar de novo.



Eu tenho conta no mesmo banco há 15 anos. Há quatro anos eu me casei, há pouco mais de um ano nasceu a minha primeira filha. Da gerente do banco, nem flores eu recebi quando liguei para ela anos atrás para solicitar a alteração da minha conta corrente para conta-conjunta em função do meu casamento. Da gerente do banco, nem flores eu recebi quando nasceu a minha primeira filha. Da gerente do banco, eu recebo apenas telefonemas egocêntricos todo final do mês para "ajudá-la" a bater a sua meta de investimentos.

Nesses anos todos, dessas ligações patéticas e pobres de conteúdo e relevância, a pior de todas foi quando, já casado, fui questionado pela gerente sobre a "grande oportunidade de negócios do mês" que o banco tinha a me oferecer: excelentes taxas para financiamento de carros. O discurso da garota... "Ricardo, aproveita o nosso plano, me ajuda a bater a minha meta, você não pode perder essa oportunidade, imagina você dentro de um carrão esportivo, pelas ruas da cidade e blá blá blá blá blá..."

Carrão esportivo??? Pelas ruas da cidade???? Será que ela esqueceu que eu estou casado? Será que um carro-família não seria mais apropriado?

Eu tenho conta há 15 anos no Banco Itaú, e veja bem, não é qualquer Itaú. A minha gerente é do Itaú Personnalité, o banco Itaú "teoricamente" humano e com excelente atendimento.

"Mas Ricardo, se o atendimento é ruim, porque você não troca de banco?", você deve estar perguntando.

Trocar pelo quê?! Quais são as opções disponíveis? O banco que diz que não parece banco? O banco que diz que trabalha 30 horas? O banco que tem um rato como mascote? O banco que diz que tem no mundo inteiro menos ao lado da minha casa?

Eu não!

Além disso, os caras não são tão ruins assim. A tecnologia deles é boa, o site é bacana, os caixas eletrônicos funcionam, as agências são bonitas e o sistema responde razoavelmente bem. O que não funciona bem são as pessoas que falam com os clientes. Mas para esses já existe uma solução: "deletar".

E pior, nesses anos todos, NENHUM profissional do mundo das finanças se aproximou de mim com um discurso RELEVANTE, PERSONALIZADO e ÚNICO.

Todas as abordagens foram feitas por robôs que estudam muito bem os produtos que vendem, mas esquecem de FAZER A LIÇÃO DE CASA sobre quem eu sou, o que eu sou, o quê eu faço e o quê eu quero ANTES de PERDER O MEU TEMPO com seus discursos vazios, jabáticos e IGUAIS a tantos outros.

Sábado passado, um amigo muito próximo sofreu uma violência de deixar qualquer um triste com o futuro do ser humano.

Lá estava ele no conforto da sua casa, quando as duas horas da manhã o celular toca: "Rodrigo, aqui é o Freitas. Eu estou com o seu filho. Você tem trinta minutos para transferir 10 mil reais para a minha conta ou eu mato ele. E não desliga o telefone, senão eu mato o seu filho. Transfere o dinheiro enquanto você fala comigo. E não desliga o telefone senão eu mato ele (dizia repetidamente o bandido)".

"Mas..., o quê..., como..., quando..., que filho?", perguntava o meu amigo atordoado com a conversa.

"Eu peguei o Bruno. Na saída do Ibmec (faculdade que ele estuda) hoje de tarde", disse o Elias Maluco Cover. "E mais, só não peguei a sua mulher porque ela está grávida de oito meses, e talvez não fosse sobreviver ao susto", completou o bandido. "E vamos parando com essa conversa fiada. Cadê o dinheiro, deposita logo ou eu mato o Bruno".

"Dez mil reais não é simples de conseguir, eu preciso de tempo", dizia o meu amigo tentando ganhar tempo para pensar no quê fazer e como fazer.

"Não me interessa; não desliga o telefone, fala comigo, ou eu mato o seu filho", enquanto isso, em segundo plano, o meu amigo ouvia o som de tiros.

"O que foi isso?", perguntou. "Nada, apenas uma briga aqui na favela", "Cadê o dinheiro? Já transferiu?".

Ao perceber que a sua demora em fazer a transferência só irritava cada vez mais o bandido, o meu amigo decidiu por realmente fazer o pagamento. "Não desliga, transfere logo!".

"Calma, eu vou até o meu quarto onde está o computador para fazer a transferência do dinheiro", "Não desliga! Não desliga!", "Calma, tudo vai acabar bem".

Enquanto caminhava pelo corredor em direção ao quarto, a ligação caiu.

O meu amigo não pensou duas vezes, discou o número do celular do filho."Alô?". "Bruno, é você?". "Sim pai, sou eu". "Você está bem???!!! Onde você está???!!!". "Eu estou na casa da minha namorada. Sim, eu estou bem, está tudo ótimo. Por que você está ligando a essa hora?". "Nada filho, é que eu TE AMO, e queria ver se você está bem".

Minutos depois dessa ligação, o celular toca de novo: "E aí, já fez a transferência? Estou com o seu fillho, vou matar...". "Vá para inferno!!!", disse o meu amigo, terminando a ligação.

O bandido não voltou a ligar.

O que a história desse bandido tem a ver com a gerente do banco?

O bandido faz MAIS LIÇÃO DE CASA do que a gerente do banco! O cara sabe o nome do filho do meu amigo, onde ele estuda, conhece a situação da gravidez da mulher, tem o número do celular do meu amigo, e USA - infelizmente - a informação que tem para VENDER os serviços do lado negro da força.

Se o bandido que é o bandico consegue FAZER SUA LIÇÃO DE CASA, por que uma garota com terninho bege, na Avenida Paulista, no ar condicionado, computador com monitor de 19 polegadas e mouse sem fio, sistemas de informação sofisticado, dinheiro no bolso e carreira no currículo não consegue fazer?

A vida inteira você vai ouvir gente dizendo a você que ninguém pode se dar ao luxo de parar de estudar, entretanto, MUITO MAIS IMPORTANTE do que estudar todos os dias, É FAZER A LIÇÃO DE CASA TODOS OS DIAS.

Se você vai se encontrar com uma pessoa amanhã da manhã, mas não tem certeza se o quê você vai falar é RELEVANTE para essa pessoa, simplesmente não visite essa pessoa, não ligue para essa pessoa, não envie e-mails para essa pessoa, NÃO SAIA DO SEU CARRO, NÃO DEIXE O SEU ESCRITÓRIO até que você esteja realmente PREPARADO com um discurso RELEVANTE para vender.

FAÇA A SUA LIÇÃO DE CASA!!! Não apareça na minha frente com um caderno de anotações em branco, e a mais infame das perguntas do mundo dos negócios na ponta da língua: "Posso te ajudar? Você está precisando de alguma coisa?"

FAÇA A SUA LIÇÃO DE CASA!!!! Eu não sei o que eu quero!!! Eu não sei o que eu preciso!!! Eu não sei o que eu faço!!! Se você que é o ESPERTO, o ESTUDIOSO e o SABIDÃO não sabe, quem vai saber?

Foi para isso que você veio!!! Para CRIAR e INVENTAR, levar as boas novas e entusiasmar as pessoas, PERSONALIZAR e ser DRAMATICAMENTE DIFERENTE.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
QUAIS SÃO AS 10 MAIORES LIÇÕES QUE VOCÊ APRENDEU NA SUA VIDA?
________________________________________

* Ricardo Jordão Magalhães

Que é preciso pagar impostos. Que é preciso fazer ginástica. Que é preciso comer a coisa certa. Que é preciso dormir. Que é preciso acordar. Que é preciso aprender todos os dias. Que é preciso falar em público. Que é preciso compreender outros idiomas. Que é preciso trabalhar todos os dias. Que é preciso ganhar dinheiro. Que é preciso delegar as atividades. Que é preciso ajudar os outros. Que é preciso ser humilde. Que é preciso ser ambicioso. Que é preciso ser feliz. Que é preciso ter sucesso. Que é preciso construir sua própria empresa. Que é preciso ter filhos e família. Que é preciso ser educado. Que é preciso ser entusiasmado. Que é preciso fazer a coisa certa. Que é preciso ser amigo. Que é preciso ser cidadão. Que é preciso ser otimista. Que é preciso tratar os outros como você gostaria de ser tratado.

São tantas as responsabilidades da vida, que eu não me surpreendo de encontrar pela frente pessoas desistindo dessas atividades, abrindo mão dessas oportunidades, para seguir um caminho mais tranqüilo, sóbrio e escondido.

Eu amo a vida. A vida plena e verdadeira. A vida repleta de “é preciso fazer”. A vida cheia de vida. A vida cheia de medos. Medo de não conseguir aprender, medo de não conseguir ser cidadão, medo de não conseguir ser otimista, medo de não conseguir ser feliz.

Quem não tem medo, não é feliz. É preciso viver o medo de falar em público para conseguir se apresentar em público. É preciso viver o medo de abrir a sua própria empresa para ter a sua própria empresa.

Aqueles que têm medo, vivem. Aqueles que se colocam frente a frente com os seus desafios, vivem.

Enquanto você lê essas palavras o mundo se transforma. O mundo se reinventa.

Daqui a 50 anos, as reservas de petróleo vão secar. A Petrobras já se adiantou e mudou o seu slogan para “A energia é o nosso desafio” e não mais “O petróleo é nosso”. A Toyota já se adiantou e lançou o carro movido à eletricidade.

Daqui a 50 anos você ainda estará vivo.

Daqui a 20 anos, metade da população mundial terá mais do que 65 anos de idade. Alguns países já se adiantaram e reformularam totalmente os seus planos de aposentadoria.

Daqui a 20 anos você ainda estará vivo.

Daqui a 10 anos, todas as pessoas economicamente ativas terão acesso à internet e ao conhecimento que poucos tinham até então. A diferença entre as pessoas e as empresas não serão mais as coisas materiais como MBAs, Programas de Qualidade, ISOs 9000, mas a vontade de viver de cada um dos seus funcionários e o amor pelo “é preciso fazer”.

Daqui a 10 anos você ainda estará vivo.

Daqui a cinco anos, as diferenças sociais no Brasil serão tão grandes, com tão poucos com muito e muitos com tão pouco, que se cada um de nós não dedicar parte da sua vida para mudar isso HOJE, o impacto dessas diferenças atingirão a todos nós.

Daqui a cinco anos você ainda estará vivo.

Daqui a um ano, todas essas novidades já estarão disponíveis para milhões de pessoas. Carros elétricos, internet, qualidade de tudo e vidas mais longas.

Daqui a um ano você ainda estará vivo.

Quando esse momento chegar, quais serão as 10 maiores lições que você aprendeu na sua vida? O que você nunca mais vai repetir? O que você vai colocar em prática HOJE?

O mundo não espera. Eu não espero.

Recarregue as suas energias. Nós temos um mundo para salvar. Nada menos que isso interessa.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário