sábado, 2 de julho de 2011

A criança e o friooooooo


Redobrar a prevenção nos dias de Inverno é imprescindível quando se tem uma criança pequena.



Na maior parte do país, os meses de Janeiro e Fevereiro destacam-se pelas suas baixas temperaturas e pelos seus ventos agrestes. Durante este período, é assim natural que os pais tentem proporcionar às crianças o aconchego de um lar aquecido e de roupas mais quentinhas quando saem de casa.
Todavia, os pais não podem esquecer que quer em casa, quer na rua devem ter cuidados especiais de prevenção.


Fora de casa
As crianças muito pequeninas - bebés - , devido à imaturidade do seu organismo, têm dificuldade em regular a sua temperatura. Assim, é conveniente que, até em casa, andem com um gorrinho de lã. As extremidades - mãos e pés - devem também ser devidamente protegidas com meias ou botinhas de lã e luvas.

Os melhores gorros são aqueles que protegem em simultâneo a cabeça e o pescoço. As crianças mais crescidas, devem ser protegidas da mesma forma, com um gorro, luvas e cachecol, para além de um agasalho - casaco, kispo, samarra, sobretudo - de fazenda ou material natural, visto os produtos de origem sintética gerarem transpiração.

É ainda conveniente que as crianças utilizem produtos que as protejam do cieiro. Quando as crianças são pequenas e se babam muito, a agressão provocada pelo frio gera muitas vezes crises muito graves de cieiro.

Para além destes cuidados essenciais, a criança deve vestir agasalhos que se possam despir facilmente, para que os possa retirar sempre que entre em casa ou outros locais abrigados.



Aquecedores eléctricos, braseiras, salamandras, lareiras
As temperaturas baixas obrigam a que, dentro de casa, se tente amenizar a temperatura. Consoante as zonas do país, utilizam-se para isso meios distintos. Todos eles requerem cuidados especiais e a prevenção nunca se deve ignorar quando existem crianças em casa.

Quando se utilizam para aquecimento, aparelhos a gás ou gasóleo, braseiras, salamandras e lareiras, assegure-se de que o local e a instalação cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão, por forma a evitar a formação e acumulação de monóxido de carbono.

O monóxido de carbono é um gás extremamente tóxico, invisível, sem cheiro ou sabor e que resulta de uma deficiente combustão, quer seja da lenha, carvão ou de gás. Os seus efeitos nocivos podem manifestar-se com o aparecimento de dores da cabeça, tonturas, náuseas, convulsões ou perdas de consciência.

Quando suspeitar da existência deste gás, deve de imediato proceder à ventilação do local. Caso esteja a utilizar um aquecedor a gás ou óleo, desligue-o de imediato e mande proceder à sua verificação.

No caso das lareiras, salamandras ou braseiras, para além de cuidados especiais com a ventilação, deverá ainda cuidar para que os mesmos estejam em locais a que a criança não tenha acesso.



Cuidado com os aparelhos eléctricos
Nesta altura é também habitual que se utilizem mais aparelhos eléctricos no aquecimento de casa. Todavia, muitas vezes esquecemos que o quadro eléctrico não é adequado à potência dos mesmos.

Para que não existam problemas de sobreaquecimento, deve mandar verificar se a instalação da sua casa é adequada aos aparelhos que pretende utilizar.

Deve ainda ter cuidado quando dispararem os disjuntores. Esta situação revela problemas que deve corrigir.

Nunca deixe um aparelho eléctrico ligado durante a noite no quarto de uma criança pequena. É preferível proceder ao aquecimento do seu quartinho antes de deixar a criança sozinha.
Na hora do banho, não deve ligar nenhum tipo de aquecimento eléctrico na casa de banho se o mesmo não for adequado a essa utilização.



Sacos de água quente e botijas
Também há que ter cuidado com a colocação de sacos de água quente ou botijas na cama das crianças. É sempre preferível calçar-lhes umas botinhas de lã para lhes manter os pés quentinhos. As botijas eléctricas podem atingir temperaturas elevadas e os sacos de água quente podem verter e, em qualquer dos casos, há que ter cuidado para que não queimem as crianças. Para estarem quentinhos é mais adequado vestir-lhes um pijama e uma mantinha confortáveis.



DESTAQUES

Os pais não podem esquecer que quer em casa, quer na rua devem ter cuidados especiais de prevenção

Quando as crianças são pequenas e se babam muito, a agressão provocada pelo frio gera muitas vezes crises muito graves de cieiro

Quando suspeitar da existência deste gás, deve de imediato proceder à ventilação do local

Os melhores gorros são aqueles que protegem em simultâneo a cabeça e o pescoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário