terça-feira, 15 de maio de 2012

A criatividade infantil

“Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer”. Picasso.
Ao nascer, a criança se dispõe, pela própria natureza do seu cérebro, a aprender continuadamente por toda a vida. O que impede essa “aprendizagem contínua e profícua” é a ação bloqueadora dos adultos – principalmente dos pais – que, a pretexto de educar, acabam desvirtuando a criança do seu destino natural. Nossa sociedade aparentemente valoriza a atitude criativa, pois, considerando-se as palavras de Jorge A.M. Assunçã(autorde Criatividade Educacional), esta representa uma resposta adequada a uma nova situação e uma resposta mais construtivae adequada a uma situação antiga, devendo o criador ser capaz de modificar seu comportamento em resposta a novasinformações, desenvolvendo perspectivas a fim de progredir por si mesmo num estímulo único de aprendizagem. As crianças criativas precisam, antes de mais nada, ter o valor dos seus talentos reconhecidos, dando-lhes condições para lidar com as provações e fracassos que surgirão naturalmente ao longo da vida. Se tiverem encorajamento e permissão para explorar, experimentar e testar suas idéias através de projetos de sua própria iniciativa, assumindo responsabilidades, encontrarão provações e fracassos, podendo enfrentá-los sem dificuldade. A criatividade está ligada aos elementos pouco ou nada fixos que constituem a vida real. Quando não há preocupação com o desenvolvimento da criatividade pode haver conseqüências graves para a interação social, à sensibilidade, ao calor humano, a improvisação e a subjetividade. Podendo trazer como conseqüência, a eliminação das características subjetivas e inconscientes que toda criação deve ter, obrigando a criança a formalizar completamente seus pensamentos e sentimentos. A criança comunica o que vê, o que pensa e o que sente, por meio da fala, dos gestos, dos sentimentos e dos desenhos. Ela gosta muito de rabiscar, desenhar pintar e construir objetos.Pequenos materiais simples que qualquer família possa ter em casa, se tornam excelentes objetos para uma criatividade extraordinária que a criança possui. Tais esses como: Gravetos, pedacinhos de tijolo, pedra oucarvão -servem para rabiscar e desenhar; Caixas, garrafas plásticas vazias e latas -para criar brinquedos; Barro -para modelar bichinhos e bonecos, entre vários outros. Todas as famílias devem estimular a criança a criar e valorizar o que ela faz! Por Ludimila Rodrigues.

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