quarta-feira, 23 de março de 2011

A comida que espanta a solidão


Canja para a alma: a comfort food não só conforta o estômago, como afasta o sentimento de solidão, diz pesquisa americana.
urê de batata, almôndegas, canja, frango assado com macarronada, carne de panela, filé à milanesa... Esses pratos podem não ser os mais indicados para proteger suas artérias, mas, de acordo com uma pesquisa que será publicada no Psychological Science, periódico da Association for Psychological Science, dos Estados Unidos, eles fazem bem ao coração e às emoções. O trabalho estudou a comfort food e como ela faz as pessoas se sentirem.

Para quem não sabe, comfort food é a comida que dá alento, aquela que traz lembranças boas da infância – o bolinho de chuva da sua avó, a panqueca da mãe, a carne assada do pai, ou aquela comidinha que você comia durante as férias na fazenda, ou na praia...

O estudo surgiu do projeto de pesquisa de Shira Gabriel, coautora, que procurava por "substitutos" sociais, ou seja, coisas que fazem as pessoas se sentirem bem durante um longo tempo. Durante a pesquisa, alguns entrevistados disseram que combatem a solidão assistindo ao seu programa de TV favorito, conhecendo pessoas virtualmente ou olhando fotos e lembranças de pessoas queridas. Jordan Troisi, da Universidade de Buffalo, e Shira imaginaram que a comida poderia ter o mesmo efeito por fazer as pessoas se lembrarem de amigos e entes queridos.

No primeiro experimento, as pesquisadoras despertaram o sentimento de solidão em alguns participantes fazendo com que eles escrevessem, durante seis minutos, sobre uma briga recente que tiveram com alguém próximo. Os outros participantes também receberam como tarefa escrever um texto, mas desapegado de emoção.

Em uma segunda fase da avaliação, selecionaram pessoas dos dois grupos e pediram que escrevessem sobre a experiência de saborear uma comfort food e, às demais, sobre comer um prato novo, desconhecido. Por fim, as pesquisadoras aplicaram um questionário que media o sentimento de solidão.

Escrever sobre brigas com pessoas queridas fez com que os participantes se sentissem sós. Mas aqueles que se mostravam seguros em seus relacionamentos – o que foi avaliado antes do experimento – foram capazes de esquecer a solidão ao escrever sobre comfort food. Em seus ensaios sobre o assunto, muitos falaram sobre a experiência de comer junto da família e amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário